A depressão é uma doença que tem como principais sintomas a tristeza e a perda de interesse por atividades que antes eram tidas como agradáveis/prazerosas.
Para ser considerada como perturbação e não uma reação normal, estes sintomas devem persistir durante pelo menos duas semanas e ser, geralmente, acompanhados por alterações nos padrões de sono e apetite, fadiga, dificuldades de concentração, indecisão, pensamentos sobre morte e/ou suicidas e/ou sentimentos de inutilidade, impotência e desespero.
A tristeza é uma emoção que faz parte da vida psíquica normal, é uma reação normal em momentos mais difíceis/dolorosos, mas geralmente de curta duração. Uma depressão é algo com grande impacto na vida, pois pode causar sofrimento tanto para a pessoa com depressão como para as pessoas que estão por perto. Trata-se de uma perturbação que pode ser grave e não é um sinal de fraqueza ou falta de carácter, preguiça ou manipulação. Estudos mostram que a depressão afeta ao longo da vida cerca de 20% da população portuguesa e é considerada a principal causa de incapacidade e a segunda causa de perda de anos de vida saudáveis. Uma em cada quatro pessoas em todo mundo sofre, sofreu ou vai sofrer de depressão.