Criada em 2014 e localizada na cidade do Porto, a Mindera, enquanto software house especializada no desenvolvimento de aplicações web e mobile para clientes de diferentes áreas de negócio e no desenvolvimento de produtos próprios na área de telemetria e gaming, conta atualmente com mais de 200 pessoas ao serviço.
Encontrando-se em processo de crescimento e evolução, e preocupada com a criação e a consolidação de relações de parceria com os seus clientes (baseadas na confiança), esta empresa tem procurado, desde a sua génese, valorizar as pessoas com quem trabalha, reconhecendo-as como um ativo fundamental na sua organização (interna e externamente). Esta preocupação articula-se, aliás, com um modelo de trabalho sustentável baseado em conceitos de self-organization e de desenvolvimento contínuo das pessoas (numa lógica de aprendizagem e formação diárias) e sustentação do próprio negócio.
Interessada no bem-estar dos/as seus/suas trabalhadores/as (Minders), e reconhecendo que a qualidade de trabalho e o compromisso atingidos constituem uma consequência da decisão de um investimento real na saúde mental no seio da organização, a Mindera vê a incorporação do apoio psicológico, no quadro de benefícios gerais concedidos ao nível interno, como um passo importante na implementação da sua cultura organizacional, ajudando a reduzir, em simultâneo, o estigma e a discriminação que geralmente se encontram associados aos transtornos psicológicos. Mais do que encarar esta área como um recurso a adotar em situações limite, crê que a aposta na saúde psicológica é uma ótima oportunidade de potencialização, de desenvolvimento, de autodescoberta e de melhoria da performance dos seus membros.
De facto, a avaliar pelo depoimento recolhido, existe uma gestão e estrutura atenta aos níveis de satisfação, de bem-estar geral e de envolvimento profissional dos/as trabalhadores/as (a grande parte interessada) que se tem traduzido na adoção de práticas socialmente responsáveis em torno da saúde mental no interior da organização.
Um primeiro aspeto destacado pela empresa diz respeito, precisamente, ao aumento da frequência dos/as trabalhadores/as no acompanhamento psicológico, facto que dá conta da relevância deste programa junto dos mesmos. A ajudar a explicar a forte adesão encontra-se também a manutenção do sigilo de quem frequenta as sessões e o acesso anonimizado, por parte da empresa, da informação, procurando-se apenas compreender o impacto do benefício.
Além do mais, o apoio financeiro prestado pela Mindera (através das consultas), servindo de meio de sinalizar a importância e inclusão que pretende dar ao tema, tem ajudado a que os/as trabalhadores/as mantenham os processos de tratamento durante um período mais prolongado, permitindo o desenvolvimento e/ou atualização mais consistente das competências emocionais, relacionais e sociais.
Um segundo aspeto relaciona-se com a procura na realização (futura) de workshops orientados para a prevenção e atenuação dos riscos psicossociais – ansiedade, síndrome do impostor ou burnout – como forma de criar mais visibilidade, discussão e alerta para os desafios a que as organizações estão sujeitas.
Por formar a dar resposta a estas necessidades, o Gabinete Psicologia Aliados tem sido um dos Parceiros da Mindera na área da Saúde Mental, um protocolo com início em fevereiro de 2022 e que se tem traduzido num retorno para a qualidade da saúde mental e bem-estar entre os Minders! É hora de cultivar cada vez mais a Responsabilidade Social em Saúde Mental por parte das empresas e temos orgulho em poder dar a Mindera como um bom exemplo desta prática!