POC: Mais do que uma “cisma” ou um “perfecionismo”.


POC: Mais do que uma “cisma” ou um “perfecionismo”, Dr.ª Carla Ferreira, Psicóloga Clínica; Invasiva, indesejada e ruminante! Trata-se de algo que afeta a vida de milhões de pessoas, mas muitas não entendem: a Perturbação Obsessivo Compulsiva (POC). Trata-se de uma perturbação mental crónica, caracterizada pela presença de pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos persistentes e recorrentes. Os pensamentos obsessivos provocam ansiedade intensa, enquanto os comportamentos compulsivos têm como objetivo neutralizar temporariamente essa ansiedade, promovendo assim um círculo vicioso. É um ciclo que se alimenta a si próprio e quanto mais vezes se repete, maiores proporções assume.

POC

As obsessões e compulsões da POC podem absorver muito tempo da pessoa e interferir significativamente nas suas rotinas diárias. As mais frequentes são limpar (para reduzir o medo de contaminação de germes, sujidade ou produtos químicos), repetir (nomes, frases ou comportamentos para dissipar a ansiedade), verificar (para reduzir o medo de fazer mal a alguém por se ter esquecido, por exemplo, de desligar o gás), ordenar e organizar (para reduzir o desconforto) que causam uma grande angústia e afetam todas as áreas de vida, como trabalho, escola, relações e saúde emocional.

Importa referir que estes sintomas apenas configuram num diagnóstico de perturbação obsessiva compulsiva quando compromete a vida da pessoa em todas as áreas, causando sofrimento, pelo período clinicamente determinado.

No Gabinete de Psicologia dos Aliados vai encontrar uma equipa que o vai ajudar no tratamento da perturbação obsessiva compulsiva. Com tratamento adequado e uma rede de apoio sólida é possível reduzir, substancialmente, os sintomas e recuperar a qualidade de vida. Dê prioridade à sua saúde mental e marque já a sua consulta.

Publicações Relacionadas

Deixe um Comentário