Saiba o porquê de ser importante investir no desenvolvimento das suas Soft Skills!


É forçoso concluir que a procura de apoio na área de saúde mental pressupõe, muitas vezes, a oportunidade de se trabalhar o equilíbrio emocional de uma forma mais direcionada em torno de um maior bem-estar nos diferentes domínios da vida de pertença (individual e grupal).  Na aferição da sua importância, e mais concretamente no domínio do trabalho, tudo aponta para o papel crescente que o desenvolvimento de certas competências ligadas à inteligência emocional, resiliência, criatividade, empatia e resolução de problemas (soft skills) acarreta nos desempenhos em contexto profissional, assim como nos processos mais alargados de comunicação e de afirmação da cultura organizativa.

Na verdade, agregando grande parte do tempo e da energia diários, e constituindo um palco de acumulação sistemática de múltiplas experiências, a esfera laboral requer na atualidade um conjunto de desafios que ultrapassam as funções ou competências meramente técnicas arroladas ao exercício profissional (hard skills). Daí a importância de um constante afinamento das capacitações pessoais e habilidades comportamentais.

Tudo indica que, em articulação com o investimento e/ou atualização técnica formativa, o desenvolvimento do bem-estar e o trabalho de regulação emocional – traduzível na capacidade geral de fortalecer os relacionamentos interpessoais, de melhor comunicar (interna e externamente) e responder aos conflitos em momentos de maior pressão – seja uma mais-valia para todos os envolvidos nos locais de trabalho.

Para lá dos impactos pessoais, uma educação emocional mais bem resolvida traz consequências práticas no dia a dia, deixando, assim, traduzir claras distinções de (re)inserção e (re)adaptação em termos de trajetos profissionais e, ao mesmo tempo, permite que os ganhos ligados ao exercício da atividade não fiquem tão comprometidos. Vários são, portanto, os benefícios do investimento nas soft skills.

Vejamos, então, com mais pormenor.

1)      Elevação dos níveis de satisfação, motivação, confiança e comprometimento;

2)     Melhoria na leitura e na capacidade de (auto e hetero) reconhecimento das emoções e dos contextos de relações interpessoais;

3)     Auxílio na superação de mudanças de várias ordens;

4)     Melhoria no clima e cultura organizacional e eficiência na gestão/resolução de divergências;

5)     Aproveitamento útil e rentável das redes de comunicação existentes;

6)     Ganhos na produtividade e na gestão de tempo e diminuição dos erros de execução;

Como se pode observar, exercer uma vigilância e uma consciência diligentes em torno da sua saúde emocional, através de apoio especializado, à medida que se avança profissionalmente torna-se fundamental para quem procura desenvolver, aprimorar ou atualizar novas habilidades ou sente necessidade de se conhecer melhor e resolver questões pessoais e/ou profissionais em situações e momentos também eles distintos de vida e experiência laboral.

O Gabinete Psicologia Aliados dispõe não só de parcerias que permitem o acesso aos cuidados de Saúde Mental a preços mais acessíveis, como ainda de uma equipa especializada na intervenção junto das organizações através da dinamização de Workshops e Programas pensados especificamente para o desenvolvimento das Soft Skills (Programa Lead Your Way).

Saiba mais sobre estes serviços através do https://www.psicologiaaliados.pt/corporate e contacte-nos para ter mais Saúde Mental no seu Local de Trabalho!

Publicações Relacionadas

Deixe um Comentário