Num consultório, onde cada objeto parece absorver as histórias partilhadas, um casal acomoda-se no seu lugar.
Sentam-se, separados pela distância física e por um turbilhão de emoções não expressas e de conversas suspensas. Este é o início do seu caminho em terapia de casal, um caminho escolhido tanto pelo desespero quanto pela esperança. A terapia surge nesta fase como uma alternativa, mas ainda cheia de incertezas para quem a procura. Para alguns casais, será o guia que vai redirecionar e revitalizar o relacionamento que se terá perdido no meio dos desafios diários. Para outros, é a difícil aceitação de que, talvez, o final da relação esteja próximo. Em ambos os casos, o objetivo é claro: procurar um entendimento lúcido sobre o que o futuro lhes reserva, juntos ou separados. Muitos destes casais, sobretudo os que partilham a responsabilidade de cuidar dos filhos, vêem a terapia como um último recurso para reavivar a relação que noutro momento terá funcionado de forma mais harmoniosa. Anseiam por melhorar a comunicação, resolver conflitos que foram surgindo e sufocaram a intimidade e a compreensão mútua. Procuram, acima de tudo, reinventar a forma como se relacionar e criar uma nova dinâmica no relacionamento.
O terapeuta de casal, assume o papel de guia neste caminho de autoconhecimento e descoberta conjunta. Oferece ferramentas e estratégias, não apenas para aprofundar os sentimentos e perceções de cada um, mas também para adaptar a relação a um formato mais saudável e sustentável. Apoia na adaptação a mudanças decisivas de vida, sejam elas a chegada de um filho, uma mudança de carreira ou o enfrentar traumas e infidelidades que deixaram marcas profundas.
À medida que a terapia avança, uma nova perspetiva vai surgindo. Padrões comportamentais negativos vão sendo substituídos por estratégias construtivas e onde decisões difíceis são tomadas com mais clareza e problemas de saúde mental individuais são abordados com sensibilidade, não apenas para benefício próprio, mas para o fortalecimento da relação.
O processo de terapia de casal é um momento para ambos, de crescimento, evolução e também de descoberta de uma nova forma de amor – um amor mais maduro, consciente e resiliente, para um novo capítulo que começará, cheio de possibilidades e promessas de um relacionamento renovado e saudável.